quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Trabalho infantil na Mealhada

Apesar de Portugal ser considerado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) um caso exemplar na Europa na luta contra o trabalho infantil, o certo é que ainda há muitos vestígios (e próximos) de exploração infantil.

Se é através da denúncia que podemos travar alguns flagelos sociais, o Bairradices acusa publicamente um caso, depois de ter estado recentemente na Vila de Pampilhosa (Mealhada), precisamente no Largo do Garoto, viu o próprio a encher baldes de esfregona durante quase todo o dia. Como podemos ver na foto, é expressivo o sofrimento do rapaz, que mostra sinais de problemas ao nível da coluna, está mesmo derreado dado o esforço feito, para além dos pés constantemente molhados... e sabe-se lá há quantos dias se prolonga a tarefa.

Falando mais a sério e a talho de foice, o nosso país foi dos primeiros na Europa ocidental a reconhecer o problema, que se registava mais em comunidades ciganas e nos meios rurais.

As medidas levadas a cabo pelos Governos, que passaram pela inclusão da escola nessas comunidades, revelaram-se eficientes, afirma Pedro Oliveira, do Programa para a Eliminação do Trabalho Infantil da OIT.

No entanto, com menos piada agora, o trabalho infantil tem vindo a reduzir-se, mas a um ritmo menor do que o desejado e ainda afecta 215 milhões de crianças no mundo, das quais 115 milhões exercem actividades perigosas, segundo fonte da OIT.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...