São às carradas. Vieram de mansinho e hoje têm um monopólio de lojas de utilidades. Os chineses proliferam ao longo do nosso rectângulo e a Bairrada não é excepção e tal qual os rebentos de soja crescem as lojas chinesas um pouco por todo lado... e muitas já sem grandes artigos asiáticos, até porque desenvolvem localmente uma política empreendedora que lhes permite, dizem, negociar artigos nacionais a preços inferiores àqueles que saem dos armazéns das empresas... milagre.
Sem qualquer pretensão xenófoba, posso dizer-vos que neste processo de aculturação asiática em território bairradino encontramos uma miscelânea interessante de comportamentos e já não "choca" muito ver um asiático numa fila de fast-food ou a "devorar" um SG Ventil, coisas normalíssimas...
Pouco normal é ver um porco a caminhar apenas com as patas dianteiras... mas não é impossível. O Bairradices encontrou um caso raro na Chinatown de Vilarinho do Bairro, onde os líderes da comunidade exibiam um espécime apenas com tracção à frente. Perguntei porque o bicho estava assim e responderam que foi no passado dia 9 de Setembro (Festa Chongyang*) quando à ultima da hora era necessário matar a fome aos comensais e dois presuntos chegaram para o objectivo, evitando-se matar o bicho (esta é velha, mas gira). Vejam:
* Dia 9 de Setembro do calendário lunar comemora-se a Festa Chongyang, ou Festa de Dobre Nove, uma importante festa tradicional chinesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário