terça-feira, 1 de novembro de 2011

Chef Chakall voltou a "atacar" na Mealhada

Depois de (a)tentar os mealhadenses a gostar de mil folhas de leitão ou leitão caramelizado com chips de beterraba, que resultou no levantamento de rancho do presidente da Câmara da Mealhada, Carlos Cabral, precisamente a 30 de Outubro de 2010, o chef argentino Chakall encheu-se de coragem e voltou um ano depois, na semana passada, para soltar os cães, ou melhor, a sua Pulga (cadela fiel, mas só na companhia, porque come enlatados) que o acompanha na digressão gastronómica que faz pelo país para apresentar num programa da SIC Mulher.

O reconhecido chef, que voltou à região, não propriamente à Mealhada, (já que a experiência com o presidente não foi a melhor) mas sim ao Luso, parece ter andado entretido com uma caçarola de chanfana lá prós lados da Serra do Buçaco... nem quero imaginar sequer aquilo que fez à chanfana. Se tiver coragem vejo o programa.

Receios à parte, até porque Chakall trata por tu a "cozinha experimental", esta viagem ao Luso, no seu "papa reformas" convertido em cozinha ambulante - que só o diferencia de outros condutores daqueles bólides por não trazer DVDs contrafeitos ou pólos do crocodilo "lacosta" pague dois leve três - veio mostrar à malta do leitão, dos rojões e chanfana que com uma cebola ou beterraba caramelizada, uma beringela suada, uma courgette escalfada e outros tiques e toques, dignos de programa de televisão, podem dar um novo alento à gastronomia.

Chakall estacionou junto ao lago do Luso, na semana passada, para um "road cooking". Logo que parou aquele triciclo, também com o nome de "mata velhos", a população inundou o relvado, deixando entusiasmado o chef, que não desconfiou sequer que tal afluência popular foi para não o deixar preparar um Pato do Lago do Luso com Caramujos Suados ou uma Carpa do Lago com Molho Termal, a bem da preservação daquelas espécies raras... movimento termal incluído.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...