domingo, 20 de março de 2011

Festa(s) para Maria Malandrona em Anadia

São "sui generis" algumas festas populares da Bairrada. Se bem que o normal seja vermos cada lugar ter o seu santo de eleição para venerar anualmente numa festa - que acaba por ser mais para o profano que para o religioso - o certo é que ainda há locais onde não houve rasgo para associar festividades a nomes de santos ou, quem sabe, seja o assumir, sem rodeios, que não é preciso qualquer altar ou pés de barro para se fazer uma festa cheia de motivos de interesse.

Recordo um desses festejos que tem lugar lá para os lados de Oliveira do Bairro, mais precisamente na Murta, onde anualmente se realizam as "Festas do Povo", que muitos já tentaram baptizar com um nome daqueles feios, impróprios de aparecer em blogues.

Isto tudo a propósito da Festa da Maria Malandrona, que vai acontecer nos próximos dias 25, 26 e 27 de Março, em Paredes do Bairro (Anadia). É curioso o nome da festa e tenho muita pena de não ter encontrado qualquer referência histórica relacionada com os festejos, o que enriquecia esta informação, mas de facto ficamos na dúvida, sem saber que fez a malandreca para merecer uma festa. Quem sabe um dos nossos leitores nos possa partilhar a história.

Aproveitando a oportunidade, o bairradices deixa aqui o programa de festas que começa já este dia 25, sexta-Feira, às 17 horas com a "arranca da Malandrona" com a actuação dos "Gaiteiros Teletubbies" (será que um deles é gay também?) e à noite actuação do Grupo Original e Karaoke Mauricio (ena!). No dia 26, sábado, à noite actuação do grupo "Cats Progect" e, no domingo dia 27, a festa encerrará com o Karaoke Kanta & Dança de Paredes do Bairro.

Visite Paredes do Bairro... Malandragem não vai faltar, pelo menos durante um fim-de-semana.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é...o que eu sei é que esta festa está associada ao começo da Primavera, como os dias são maiores e de maior calor as pessoas diziam que a partir da festa da Maria Malandrona, já podiam fazer uma sesta ou seja mandriar um pouquito. Ou seja poder dormir a sesta é razão para festejo, gente sábia! Espero não estar a dar informações erradas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...