domingo, 8 de abril de 2012

Em Águeda a festa é do Pau

No calendário das festas religiosas e outras, na Bairrada, a Páscoa confunde-se com a peculiar Festa do Pau, o que numa primeira impressão nos parece um hino à virilidade masculina... a coisa não é assim tão desfasada já que o objectivo anual é erguer o pau em pleno recinto do arraial.

Para quem não conhece, na Segunda-feira de Páscoa, dia dos festejos em honra da Sra. da Graça, em Assequins (Águeda) por tradição ergue-se, literalmente, o pau, razão pela qual a festa é conhecida por Festas do Pau.

Diz a história e a lenda que o pau tem de ser de pinheiro, o mais alto existente no lugar. Tem que ser roubado e era promessa feita pelos mancebos que iam para a tropa. O pinheiro é todo coberto com ramada, leva uma bandeira na ponta e tem de ser erguido até ficar direito, no largo da capela, naquele dia. É queimado na noite de S. João.

O arraial não é muito grande, mas o pau dá-lhe toda a riqueza, pois na falta de melhor programa de festas basta olhar para pau e admirá-lo. Não parece ser o caso este ano, até porque a comissão de festas conseguiu contratar Ruth Marlene para cantar para o magnificente pau, que será erigido às 16h00 desta segunda-feira.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...