quarta-feira, 7 de julho de 2010

A tourada ambulante está de regresso

Depois de Águeda, onde recentemente uma praça portátil foi pequena para acolher tantos entusiastas da melhor tauromaquia ambulante do país, a tourada está de regresso à Bairrada, desta feita em Oliveira do Bairro, no próximo dia 18 de Julho, no âmbito da FIACOBA, feira local que mostra as potencialidades da terra e não só.

Nas minhas pesquisas tauromáquicas encontrei a ficha técnica deste evento que tem o carimbo do empresário Paulo Pessoa de Carvalho ("Toiros & Cultura") e para a Praça Portátil (nome pomposo) anunciam-se seis toiros da ganadaria do Engº Jorge de Carvalho (muito familiar este nome, será que também deu prós toiros agora), os cavaleiros João Salgueiro, Vitor Ribeiro e Brito Paes (do Amaral? Não, não deve ser) e os grupos de forcados Amadores de Tomar e das Caldas da Rainha.

Muito bem, temos espectáculo pela certa e a Bairrada parece ganhar apetite por touradas legalizadas, uma vez que muitas vão também por aqui acontecendo - claro está, sem touros, sem forcados... puras touradas à portuguesa que o dicionário aponta como definição figurada para chacota, tumulto e barulheira.

No entanto, vamos assistindo ultimamente a tourada dupla nos locais anunciados, porque dentro dos "taipais" ambulantes há lide, há "afición" enquanto do lado de fora há protestos pelos direitos dos animais, com o Bloco de Esquerda (BE) a assumir a dianteira das manifestações pela causa.

Eu, particularmente, não defendo nem critico nenhuma das partes, mas se o BE conseguir protestar de forma semelhante ao que fizeram os mexicanos , ou melhor, as mexicanas (ver foto), aí sim, eu vou à tourada, mas à da parte de fora.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...