sábado, 17 de julho de 2010

O Zé Milhazes esteve em Anadia e não deu por ela

O conhecido jornalista José Milhazes, que há vários anos nos vai dando as boas novas da Rússia, parece que está em Portugal num misto de férias e trabalho. No seu blogue "Da Rússia" o amigo Zé dá nota de uma deslocação à Bairrada para "matar" saudades e degustar uma leitãozada com uns néctares locais, fazendo eco disso mesmo naquele espaço virtual.

Depois do repasto e fazendo jus à forma como foi acolhido, o jornalista especialista em assuntos soviético-russos honrou esta passagem, agradecendo à "A Nova Casa dos Leitões", afirmando convincentemente que "é difícil descrever a qualidade da comida e dos vinhos nessa casa, só provando, recomendo fortemente a todos os leitores que passem pela Mealhada". Leiam aqui.

Boa Zé, claro que para ir para o restaurante em causa é melhor passar pela Mealhada sim, em especial quem circula de Sul para Norte. Mas afina o GPS porque "A Nova Casa dos Leitões" está localizada em Anadia e a malta aqui não gosta muito de misturar nada quando de leitão se fala.

Não tomes isto como um preciosismo, amigo Zé, mas como uma preocupação de um bairradino apreensivo. É que estas coisas da paternidade do leitão na bairrada já criaram episódios em tudo semelhantes à Guerra Fria. E enquanto não houver por aqui uma verdadeira e bácora "Glanost", vamos continuar a roer as unhas para que uma Perestroika local ponha em ordem o sector, onde os bairradinos defendam o Leitão da Bairrada e não o da Mealhada, Águeda ou Anadia.

Boa estadia em Portugal amigo Milhazes, quem sabe com outras vindas à Bairrada não podemos pensar no teu apoio para a criação de uma CEI para o leitão, não aquela que derivou da extinção da União Soviética, mas sim uma legião de Comedores Em Itinerância (CEI) para acabar com esta desagregação local.

2 comentários:

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro, peço uma vez mais imensa desculpa pelo erro geográfico. Como pessoa que conhece o que são os bairrismos no norte, por exemplo, entre as Caxinas e a Póvoa de Varzim, deveria ser mais preciso.
Mas depois do seu texto, já sei que, no sentido norte-sul, depois da Mealhada bem Anadia, terra que muito bem me recebeu. Um abraço. JMilhazes

Pedro Costa disse...

E continua a pisar na bola.
É precisamente ao contrário. É no sentido Sul-Norte.
Para quem passa a vida rodeado de vodka, o meu amigo aguenta pouco o espumante.
Seja bem vindo à Bairrada e coma onde bem lhe aprouver porque, conforme diz o amigo Barrios, o leitão é da Bairrada, território que se estende da Mealhada aos Urais (que têm como capital Agueda).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...