segunda-feira, 29 de junho de 2009

Feira Bairradina mantém sigla

Apesar de algumas alterações em curso desde a última edição e da indefinição da altura do ano para a sua realização, eis de regresso a renovada Feira Interessante Animada pelos Cavalos e Outros Brinquedos do António* (FIACOBA), em Oliveira do bairro, que depois de um interregno de um ano volta cheia de força e agora, de novo, à data em que sempre se realizou, ou seja, em pleno mês de Julho, mostrando a coerência do actual executivo em repor datas alteradas, como foi a do feriado municipal, só que no caso da feira em causa mostraram um rasgo de inovação, em 2007, no espaço com o mesmo nome, e “bora” lá fazer a feira, em Outubro e programada para ser de dois em dois anos. Depois veio a feira dos cavalos e tourada à mistura, coisas que o puro bairradino sempre se identificou…

E não critiquem a autarquia local por apostar na 2ª Feira do Cavalo para a edição 23ª da FIACOBA. Que não digam agora que não há tradição destas coisas na Bairrada. Há sim, porque até houve já uma feira do género no mesmo local, no ano passado. Logo se não há tradição… Faz-se, até porque há que repor as raízes locais em equitação, tauromaquia, anões, póneis e potros.

O cavalo está para o bairradino como o leitão está para o ribatejano, com a vantagem que o ribatejano até é capaz de não ser muito esquisito na hora de comer qualquer leitão, minimamente aceitável, que lhe ponham à frente, mas o bairradino é fino, não quer qualquer cavalo na sua arena. Puros Lusitanos, touradas com a “nata” do mundo tauromáquico e uma imensidão de concursos de atrelados, desfiles, cavaleiros fazem as delícias dos aficionados bairradinos, que ansiosamente aguardaram um ano inteiro para voltar a ver as cavalgaduras que se vislumbram na traseira do magnífico espaço inovação.

A propósito desta feira, surge-me na memória a história “O Cavalo e seu Menino”, um livro infantil do escritor irlandês C.S. Lewis publicado em 1954. É o quinto livro da série As Crônicas de Nárnia a ser publicado, mas é o terceiro livro da série na ordem sugerida de leitura. Em Portugal este mesmo livro recebe o título de “O Cavalo e seu Rapaz”.

* Vá lá, sabem bem quem é o António da feira. Não puxem por mim.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...