quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Ginecologista transforma leitão assado em "pururuca"

Continuando na incursão pelo globo a acompanhar os símbolos da nossa região, depois da Baviera o Bairradices espreitou o Brasil e descobriu que há um ginecologista aventureiro que tratou de adulterar a receita tradicional do leitão assado.

Diz-se que aquele especialista em assuntos do foro íntimo feminino adaptou a receita portuguesa à cozinha mineira (Minas Gerais, não confundir com outras minas nem fazer alegorias parvas à profissão dele) que aprendeu com o avô, para fazer o leitão a "pururuca".

A iguaria pôde ser apreciada no Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Tiradentes (nome engraçado para o local de um congresso de dentistas, mas vamos continuar a falar do ginecologista). O almoço foi o famoso “Leitão do Luiz – Pururuca de Tiradentes”. O chef, empresário e médico ginecologista, Luiz Ney, reuniu na sua pousada cerca de 200 pessoas que puderam assistir ao vivo a todos os passos da preparação do bicho.

De acordo com o especialista Luiz, o prato leva uma semana para ficar pronto, “são sete dias no tempero e sete horas para assar". Se formos a ver é exactamente o tempo médio para debelar uma Candidíase Vaginal. Aqui fica bem patente a interdisciplinaridade do especialista que aproveitou o saber da medicina para o adaptar à ciência da gastronomia... Até porque para fazer a Pururuca este chef vanguardista criou um próprio "pururucador" para conceber o petisco. Não vi o apetrecho mas deve assemelhar-se a um bico de pato gigante, que deverá servir igualmente para verificar o bom estado sanitário do leitão antes de cozinhar, realizando um simples exame de Papanicolau.

Definição de Pururuca aqui

Nota: A foto não tem rigorosamente nada a ver com o texto, mas para não ferir susceptibilidades optei por este quadro cómico, também com o leitão em pano de fundo, a ser servido por malta que parece trabalhar para a SUMA, na recolha de lixo.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...