sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Coelho a 10 votos de Alegre em VN Monsarros

Repletas de curiosidades, incidências e ausências, as eleições presidenciais de 2011 também foram vividas de forma intensa e entusiasta pela Bairrada, a começar pela Freguesia de Vila Nova de Monsarros (Anadia) que mesmo não tendo direito a uma extensão de saúde com horário normal, teve direito a uma segunda volta nestas eleições, na passada terça-feira, numa verdadeiro despique eleitoral onde aquele candidato saído de uma cartola de um agente funerário insular ficou apenas a 10 votos do adamastor Alegre, numa freguesia onde Nobre também não ficou triste com o segundo lugar nas intenções da "meia dúzia" de eleitores que decidiram votar a um dia de semana. Prática diferente e revolucionária votar a uma terça-feira, algo assim como ir às compras ao hiper aos domingos à tarde.

Vila Nova de Monsarros

Apesar de tudo, é de registar os 15 por cento de votantes em Vila Nova. Um acto de coragem a meio da semana, a facilitar a vidas aos escrutinadores, já que quase não era necessário abrir votos para fazer a contabilidade eleitoral, pois quatro famílias, o Zé do talho, a Maria Carvoeira, filha, genro e os dois netos totalizaram os 22 votos de Alegre, que mesmo assim perdeu para Nobre que cativou a malta de Algeriz aquando de uma passagem por ali em campanha, oferecendo um concerto de Luís Represa, a fazer inveja aos vizinhos de Grada, Parada e Poço, que em protesto correram às urnas para dar 178 votos a Cavaco, embora 12 deles tivessem quebrado a disciplina de voto a favor de Coelho, que assim viu a generosidade das gentes de Vila Nova de Monsarros ao conseguir 5 por cento dos votos. Cá para mim, foi um sinal claro de que aquela freguesia precisa do carro de campanha de Coelho para o dia em que "matarem" de vez a extensão de saúde.

Só 42 votos para Cavaco

Mas nos concelhos afectos à Bairrada fica também o registo de uma pequena - mas grande freguesia - do concelho de Águeda, que por sorte não ficou perto dos indicadores nacionais da abstenção, pois se assim fosse só votariam para aí uns 30 eleitores. Falo de Macieira de Alcôba, uma freguesia simpática com 120 eleitores e que no domingo passado conseguiu atrair 61 votantes, fixando a abstenção nos 50,83 %... espectáculo.

O engraçado da votação nesta freguesia serrana é que o único - ou única - pessoa que votou em branco sabe qual foi o seu voto e que este contou, porque foi único, foi original, assim como os dois votos em Francisco Lopes (Claro do Tóino e da Isilda da loja, que nunca falham ao apelo do comité central).

Já quanto a Defensor Moura e José Coelho, o melhor é fazerem uma campanha mais apelativa para a próxima, pois ali naquele universo não houve ninguém com coragem para votar nestes dois candidatos.

Alegre e Nobre empataram com 8 votos (mais parece um resultado de um jogo de futsal) e Cavaco esmagou os adversários com um concludente resultado de 42 votos, que lhe valeram 70 por cento... pois, por estas e por outras é que freguesias como esta inviabilizaram a possibilidade de uma segunda volta.

Macieira de Alcôba

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...