quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Sugestão bairradina para o fim de ano

Numa das muitas incursões que faço para tentar absorver aquilo que de bom nos oferece a blogoesfera, encontrei uma sugestão divinal para adornar a mesa dos bairradinos (e não só) nesta quadra festiva.

O tempo é de crise, bem sabemos, mas encontrei a solução adequada para quem quer ter leitão à mesa neste final de ano sem ter que gastar rodos de dinheiro. Ou melhor, a ideia não é minha mas é da Bela, sim do blogue Pratos da Bela , que pensou no Natal e Reveillon dos bairradinos que por ocasiões festivas, como é tradição, embelezam a mesa com um bácorozito (nem que seja a cabeça, pelo menos).

A receita é simples e concerteza que a Bela não se importará que eu a partilhe com os leitores do Bairradices. Aqui vai:

Ingredientes

500g de farinha brioche branca de neve
200ml de leite
30g de açúcar
60g de manteiga, derretida
1 colher de chá de sal
1 ovo
1 carteira de fermento seco para padaria
queijo e fiambre q.b.

Preparo
Aqueça o leite no microondas 30 segundos, depois coloque na cuba da máquina com a manteiga derretida, o ovo batido, açúcar, sal, farinha e por último o fermento. Seleccionamos a "massa", na minha máquina é o nº 6, processo que dura 1:50 minutos. Depois de findo o ciclo, esticar a massa sobre uma superfície enfarinhada com o auxilio do rolo da massa, deixando cerca de 3 mm de espessura. Cortar círculos para ser o cabeça de nossos porcos, eu cortei com um copo largo, e com um copo de licor cortei mais círculos para o focinho do porco, este por sua vai ter dois pequenos furos onde vamos colocar bolas de papel alumínio para ao assar não se fechar o focinho e também cortamos círculos que foram as orelhas.

Passemos à montagem, coloque um círculo de massa e queijo e fiambre q.b., pinta-se as bordas com ovo batido e coloque outro círculo do mesmo tamanho fazendo uma pressão de dedo mindinho para selar as bordas. Depois pintamos tudo com ovo batido e colocamos o nariz e as orelhas e 2 pepitas de chocolate a fazer os olhos.

Deixei levedar mais um pouquinho e levei a assar em forno pré-aquecido a 180 º C +-15 a 20 minutos.

Feliz Ano de 2012 Bairradinos

2 comentários:

Pedro Paiva disse...

ahahah!
Bom ano e que continue o bom humor!

Kaos disse...

Sei que os tempos não estão para grandes optimismos mas o futuro pode estar nas nossas mãos se soubermos exercer os poucos direitos que ainda nos restam. Aqui deixo o meu desejo de um 2012 tão bom quanto o possível.
Kaos
Wehavekaosinthegarden.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...