quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

CP tentou vender comboio turístico destinado a Águeda

Dúvidas não existem. As actuais palavras de ordem em Portugal são fazer dinheiro, vender, desbaratar, cobrar, receber... e outras com o mesmo sentido. E foi talvez numa obediência a estes princípios que a CP Frota informou os museus europeus que tem para venda um lindo comboio de via estreita estacionado na Régua e que teria como destino a unidade museológica de Macinhata do Vouga (Águeda).

A ideia seria pô-lo a circular na Linha do Vouga (até porque a composição está em condições para tal) mas com o anúncio do encerramento daquela linha, o comboio ficou sem carril e toca de vender a bela da máquina para um qualquer museu europeu. Até aqui tudo bem, mas o pior (ou melhor) foi que a Federação Europeia das Associações de Caminhos-de-Ferro Turísticos (Fedecrail) apercebeu-se das intenções e boicotou a tentativa, pedindo aos museus que renunciassem à compra, mesmo que estivessem interessados.

A CP desculpa-se ao Jornal O Público - que conta esta história em pormenor aqui - e afirma que fez uma primeira auscultação do mercado para verificar a existência de eventuais interessados e que será dada preferência ao Museu Nacional Ferroviário. Por seu turno, o presidente da Fundação do Museu Nacional Ferroviário, Júlio Arroja, diz ter ficado surpreendido com o caso porque pediu à CP para que houvesse uma "cedência" e não uma venda e a coisa estava encaminhada, assegura.

Curiosamente, o comboio em causa tem um peso histórico enorme, que só por si daria para evitar o vexame de ser moeda de oferta desesperada de uma companhia portuguesa ferroviária a museus estrangeiros, pois esta composição de via estreita é composta por uma locomotiva a vapor fabricada na Alemanha em 1923 e enviada para Portugal a título de indemnização da I Grande Guerra.

Será que agora a CP quer indemnizar alguém? Deixem o comboio em paz e façam bijuteria barata a partir de carril de comboio, mas de via larga, porque de via estreita já há pouca matéria-prima.

Foto: Público

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...