quinta-feira, 24 de junho de 2010

É por tudo isto que é tão especial o kiwi da Bairrada

O Kiwi, introduzido no nosso país depois dos neozelandeses e italianos já o vomitarem, rapidamente se transformou numa aposta agrícola alternativa da Bairrada, principalmente nos concelhos de Oliveira do Bairro (onde está localizada uma cooperativa do sector) e de Anadia, onde não se espante se lhe servirem um bom leitão à Bairrada com rodelinhas do fruto, com argumento e cara de pau de que é tradição o leitão ser assim servido naquela paragens.

Afinal não é preciso nada disso. Aquela coisa que dizem ser uma criação do tipo laboratorial para conceber o fruto perfeito em termos de ingredientes necessários à vida (não sei, porque não é a minha área) até que sabe bem... e está mais que provado que bate a concorrência estrangeira, pois em relação à grande produtora mundial (a Nova Zelândia) Kiwi é o nome de um pássaro esquisito que é símbolo nacional, deixando-nos aqui a confusão sobre qual comer. Ou seja, o que não piar quando der uma trinca é assemelhado ao nosso kiwi.

Quanto ao kiwi italiano... bem, o que vem de Itália, ultimamente, tem apurado a nossa sofisticada desconfiança. Se de Espanha "nem bom vento nem bom casamento" de Itália "o bom kiwi não é produzido ali, mas sim aqui".

Sem entrar por uma toada xenófoba ou de excessivo patriotismo (que isso é coisa para luxemburgueses resolverem, mas é outra história), acabei de descobrir porque realmente é tão bom o kiwi da Bairrada. Não tem cheiro de sovaco, não tem mau hálito, não tem muito pêlo, é muito metrosexual... vaidooooooso mesmo.

PS - Já agora (e para que este blogue seja minimamente útil) o kiwi é classificado como o fruto mais nutritivo de todos os frutos que normalmente consumimos, é uma fonte de vitaminas C, E e B, fibras e minerais, tudo isto com baixas calorias e não contendo colesterol. É um fruto natural o qual proporciona uma alimentação diária deliciosa. Contêm duas vezes mais vitamina C que a laranja; apresenta um índice de nutrição de 16; excelente fonte de magnésio.. blá, blá, blá... Leia atentamente o folheto informativo e em caso de dúvida ou persistência dos sintomas consulte o seu médico ou farmacêutico.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...