Anadia e S. Lourenço dos Órgãos (Cabo Verde) estão de mãos dadas depois de celebrado o respectivo acordo de geminação. O engraçado da história é que o jornal das actualidades "Expresso das Ilhas" chama Anadia de "Congénere" daquela localidade. Congénere.. pois.
Neste importante acto esteve representada a Câmara de Anadia (através do vice-presidente, Jorge Sampaio e outro vereador) mas foram relegados para segundo ou terceiro plano, já que a simpatia da presidente da Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB), Emília Abrantes, recolheu adeptos, muito mais perante as possibilidades de investimento ou negócio que possa levar à ilha, se é que isso passa do papel, como em muitas outras geminações, pseudo-geminações ou protótipo de geminações, acordos ou cooperação.
Agora o facto de Anadia ser congénere... Não me parece nada bem empregue o termo. Seria muito mais congénere a cidade das Caldas da Rainha, pelo menos havia "Órgãos" em comum, se mais semelhanças não existissem.
Assim, e com este acordo, só via a geminação com S. Lourenço do Bairro, pelo lado católico da coisa, como mesmo orago a unir as localidades. Agora, muito sinceramente, espero que ambas as localidades agora geminadas possam ter os "Órgãos" no sítio e não tenham esta geminação como mais um recíproco pretexto de beber uns copos bairradinos ou comer uns mariscos cabo-verdianos.
Por outro lado, pesquisei e vi que a figuração de São Lourenço é sempre acompanhada de uma grelha, símbolo do seu martírio. É curioso como encontramos algumas imagens com São Lourenço Menino, mas sempre com a grelha, facto pelo qual atribuem a este santo a função de protector dos cozinheiros... E fiquei logo descansado porque no que toca ao repasto esta geminação vai longe e quem sabe possamos ter qualquer dia uma "Cabidela de Órgãos de Leitão", (ops... já temos) ou uma "Catchupa Bairradina".
Já estou a imaginar o vereador Sampaio de chapéu de cozinheiro, junto dos seus "congéneres", a venerar S. Lourenço, com verdadeiros encontros gastronómicos de fazerem tremer os "Órgãos" a qualquer um.
Sem comentários:
Enviar um comentário