quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O espírito conquistador da Bairrada

Está nos genes dos portugueses, em geral, e dos bairradinos, em particular, a natural propensão para a conquista. Foi isto que nos levou Mundo fora na colheita de pedaços de terra, por aqui e por ali, até chegar ao ponto, actualmente, de não ter quase nada nesta esfera mundial, mas isso é outro assunto.

Este intróito que aqui deixo tem a ver com a acção da Rota da Bairrada, que não deixa de piscar o olho a Aveiro e Coimbra chamando a estas duas cidades território Bairrada, sabendo-se que estes dois concelhos (e não cidades) têm ligações bairradinas através de duas freguesias (Souselas, em Coimbra, e Nossa Senhora de Fátima, Aveiro). O ramalhete não fica mal não senhor e por isso toca a "conquistar" duas universidades, um conjunto vasto de património e muitos outros galhardetes, fazendo quase acreditar que a Bairrada (tal qual ela é na realidade) não tem grande valor... mas turisticamente vale a pena piscar o olho e abrir mais os braços.

Deixo aqui o vídeo promocional da Rota da Bairrada e das suas conquistas, mas deixo também uma nota de apelo à humildade para que esta associação e demais bairradinos não tenham medo de mostrar o que realmente possuem, pois riqueza não falta ao nosso território sem que seja necessário pedir montras e expositores aos vizinhos.

Convenhamos que tanto as Dunas de S. Jacinto como as festividades da Rainha Santa de Coimbra (ambas e valor assinalável no panorama nacional) pouca identidade têm com a Bairrada.

Não deixa de ser interessante o vídeo promocional, pecando, no entanto, pelos exageros das imagens daquelas duas cidades que nada têm de bairradino. Viver além das possibilidades e dos horizontes é coisa do passado, muito mais quando a factura desses erros é coisa do presente e do futuro.

De resto, na essência bairradina tal qual aquela que conhecemos, o trabalho está maravilhoso. Parabéns!!!

   

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...