O Leitão da Bairrada, os Pastéis de Águeda, a Sopa Gandaresa, os Caramujos do Luso e os Amores da Curia são alguns exemplos de ícones gastronómicos locais que foram alvo de “downgrade” e continuam com “Outlook” negativo, um aviso de que a Moody's poderá avançar com nova redução do “rating” em breve.
O Bairradices está em condições de assegurar que a classificação do Leitão da Bairrada foi reduzida em dois níveis, de "Ba2" para "B1".
No mesmo sentido, a nota dos doces (Pastéis de Águeda, Caramujos do Luso e Amores da Curia) caiu de "Ba2" para "B1". A Moody's não acredita que a Bairrada consiga obter nos mercados de dívida a confiança para honrar as suas obrigações.
Pior cenário parece ser o da Sopa Gandaresa que em duas semanas viu a sua classificação cair de A3 para Baa2.
Unidos em torno daquilo que chamam de uma tremenda injustiça para a Bairrada, as confrarias, associações empresariais, produtores de vinho e assadores de leitão, assim como as proprietários das barraquinhas de lembranças do Luso e da Curia, vão ter uma reunião de emergência para criar resistência a esta investida da Moody’s.
O Bairradices avança já, em primeira mão, o nome desse grupo de pressão, que terá a designação de Movimento de Estabilização do Rating Depois do Ataque (MERDA). Assim, os bairradinos vão mandar carradas e carradas de dossiers e petições da MERDA à Moody’s para que a agência saiba, efectivamente, valorizar o que é bom, sob pena de levar com a MERDA para o resto da vida.
1 comentário:
Este texto está brilhante! Os meus parabéns! :)
Enviar um comentário