terça-feira, 7 de junho de 2011

Funaná em Anadia deixa GNR atordoado

Foi na madrugada desta terça-feira, em pleno coração de Famalicão, em Anadia. Um grupo de cabo-verdianos (meia dúzia) deu música à GNR, ao dono de um snack-bar e, pelos vistos, a tudo o que mexia.

Para quem assistiu aquilo foi mesmo um autêntico Funaná, a fazer jus ao nome do bar (Pranchas) ... pois só lá mesmo para haver "pranchada" da grossa. E assim foi, com as Mornas e Coladeiras (Sagres ou Super Bock, não foi possível apurar) a incentivar o grupo de Cabo Verde que acabou a noite a "dançar" o Kola San Jon, que é uma espécie de dança com jogo dos tambores e dos apitos, ligado ao ritual da fertilidade da terra no solestício de verão. Os pares batem-se cadencialmente entre si. Chama-se também a Dança da Umbigada.... pois, foi uma barrigada de porrada mesmo.

Ora lá está, e nem o umbigo dos agentes da GNR resistiu com a meia dúzia de imigrantes a distribuir "música" e objectos não identificados a sair da machamba das pranchas, apanhando a viatura policial e outras das imediações, numa manifestação de "sodade" de S. Nicolau ou Boavista... ou, quem sabe, do Tarrafal.

Para alguns dos presentes foi uma cena maningue nice, excepto para o agente da GNR que teve que ir ao hospital, assim como os proprietários de alguns veículos ali estacionados.

Mais rescaldos da dança podem ser consultados aqui.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...