sábado, 30 de maio de 2009

Europeias tresandam a Bairrada


Nunca a Bairrada esteve tão na linha da frente das Europeias como nestas eleições. De uma assentada só… E pumba. Dois cabeças-de-lista da Bairrada (detesto esta terminologia mas é assim que vulgarmente se designam os números um) … E quase vizinhos e oriundos dos mesmos livros políticos (de lombada encarnada). Claro que desde cedo tiveram que deixar as suas terras senão comprometiam o próprio futuro como políticos, com Vital Moreira a tentar emprego por outras paragens quando na sua Freguesia de Vilarinho do Bairro ou no seu concelho de Anadia o PS tem um score adverso àquilo que se passa a nível nacional. Quem sabe se ficasse por cá as coisas até melhorassem, ou piorassem, quem sabe.

No caso de Ilda Figueiredo, era preciso ter muita coragem para ficar no Troviscal e nem a vontade de fazer vingar a bandeira da freguesia, que também foi - e é - de Arlindo Vicente, não lhe permitiriam nada fazer à bipolarização de direita que vem governando o município.

Estes dois ilustres bairradinos fugiram da proliferação da direita local e aderiram às migrações (melhor que o Tarrafal, sem dúvida) e voluntariamente (creio) partiram à descoberta de um solo mais fértil para semear votos à esquerda, porque na Bairrada só as uvas pareciam multiplicar-se na terra, germinado também alguns líderes de direita, intocáveis, alguns deles grandes dinossauros da política local.

Com Ilda Figueiredo a fixar-se no Porto e o seu adversário político em toda a parte (não confundir com nomadismos raciais), a Bairrada ficou para trás nas opções de vida destes puros bairradinos.

Hoje, e à beira de um acto eleitoral em que ambos vão ser derrotados pela abstenção, orgulhamo-nos de encher a boca e dizer que são dois dos nossos à frente de duas candidaturas… E até podiam ser três, porque preferia ter nos cartazes do PSD o Zé Manel Ribeiro em vez do Rangel, que não passa de uma pessoa afável, das poucas que acreditam na Dra. Manuela Ferreira Leite, (o deputado Zé também) mas que preconizou um excelente momento de campanha, acabando por dizer que o PS e Vital Moreira andam a mostrar “um certo desespero”, certamente é por não saberem quem vai ficar em segundo lugar nas intenções de voto.

Mas falava eu do bairradino Zé Manel, que tudo fez para ser candidato do partido à Câmara de Anadia, conseguiu chegar à liderança da concelhia, dividiu o PSD em dois e lançou fogachos de luz e relâmpagos ao “companheiro” Litério Marques, que, dizem as más línguas, foi visto a chorar à saída de uma reunião magna da concelhia. Ai Zé, e agora? A candidatura à Câmara foi-se, o Rangel não leva ninguém da Bairrada … Mas com jeito e com as Legislativas à porta estão aí e há que bater o pé, senão quem vai defender as vinhas da Bairrada dos atentados do TGV, que inicialmente, pelos dados da RAVE, parece que o raio do comboio vinha de lado e não de frente, ao querer “lamber” um corredor de 400 metros (sem barreiras).

E dizia eu que podíamos ter três candidatos bairradinos às Europeias. Isso era demais e já era razão suficiente para fazer vir o resto do país votar à Bairrada, sempre dava um empurrão à economia local que vendia mais uns leitõezitos e umas garrafitas de espumante com Caramujos do Luso e Pastéis de Águeda a acompanhar.

Mas voltamos aos nossos “embaixadores” da Bairrada nas Europeias e tentar perceber que a escolha destas notáveis figuras vai muito para além da disputa partidária, e vai no sentido de captar mais atenção para o voto e dizimar essa “maldita” abstenção que destrói o histórico do índice de votação que normalmente se regista, em especial, nas eleições europeias.

Disfarçar os nossos candidatos de “Avô Cantigas” e de “Dona Benta do Sítio do Pica Pau Amarelo” foi muito bem pensado pelos partidos para captar o eleitorado saudosista destes ícones televisivos.

Numa toada de assuntos como a “roubalheira” do BPN, e em versão rap(etitiva), o nosso candidato, na pele de Avó Cantigas vai dando música ao eleitorado, enquanto a sua adversária D. Benta, com aquele ar maternal que lhe é peculiar - a fazer-nos pensar que faz uns excelentes bolos caseiros, com farinha Maizena e sem usar leite de linhas brancas dos hipermercados – lá vai dando voz aos agricultores, lembrando-os que no Parlamento Europeu assume-se como o maior pesadelo da senhora comissária Boyle.

Bem, os dados estão lançados e como é suis generis dizer-se na Bairrada, até ao lavar dos cestos é vindima, vamos estar atentos a estes dois rostos da política do país. Uma coisa parece-nos certa: A Bairrada vai ter dois deputados no PE na próxima legislatura.
.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...