terça-feira, 27 de março de 2012

De uma noite de bebedeira nasceu o famoso grupo Pichel

Há efeitos secundários bem piores naquilo que à ingestão etílica (vulgo bebedeira) diz respeito. Lá para os lados de Vila Nova de Monsarros (Anadia) o resultado de uma noite bem bebida, com muita cerveja e um grande pote, descambou num grupo de amigos, que 25 anos depois ainda resiste, leva a cabo várias actividades e até apoia o Centro Social da freguesia. É caso para dizer: Que grande e nobre ressaca!!!

A história, contada aqui dá nota que o Grupo Pichel (vaso, bilha ou picheira para vinho - percebe-se porque escolheram aquele nome, dada as abichanadas alternativas) nasceu há 25 anos quando um grupo de amigos, numa das festas da freguesia, foi até à quermesse e a um deles saiu um grande pote de barro. Ideias não faltaram para o pote e vai daí toca a enchê-lo de cerveja, até ao ponto de conseguirem, alguns deles lá para o fim da noite, comunicar com o mesmo, tratando-o de forma íntima por Pichel, fazendo lembrar a rábula de Vasco Santana a pedir lume a um candeeiro, no Pátio das Cantigas.

A partir dali, aquele grupo começou a promover iniciativas, que se foram diversificando (usando o Pichel para vinho e não apenas para cerveja), organizaram excursões, passeios de bicicleta e até instituíram um encontro anual no dia 1 de Maio, nas Termas de Vale da Mó.

Já com o Pichel original desfeito, o grupo faz um brinde alusivo ao grupo para angariar fundos. Este ano é uma caneca em inox com uma fita porta chaves a dizer Pichel 2012.

Diz a história do grupo que no início o dinheiro que sobrava dos eventos era para fazer face a despesas da então já colectividade, mas ultimamente o que se consegue é para o Centro Social de Vila Nova de Monsarros.

Os "directores" picheleiros dizem que o pote de barro original já se partiu e já vários potes se seguiram mas "o verdadeiro espírito do Pichel continua vivo, o grupo continua a crescer, está activo e recomenda-se".

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...