quarta-feira, 24 de março de 2010

Estadão apelida Luís Pato de "domador" de uvas intragáveis

O jornal Brasileiro "O Estadão" continua a dar que falar no Bairradices, desta vez sobre o destaque que os nossos irmãos dão à severidade de Luís Pato, que tal qual um domador de circo pega no chicote, dá uns açoites às uvas rebeldes e intragáveis e dali faz bom vinho. Coitadas das uvas que perante o demoníaco vitivinicultor não têm outro remédio senão dar bom vinho.

O "Estadão" destaca os vinhos Bairrada de Pato e a qualidade do néctar resultante de um processo "sem depressão pós-Pato".

"Gandas malucos" estes brasileiros que pintam Luís Pato como o domador de uvas, referindo-se mesmo a um "cavalheiro de amplos bigodes lusitanos", só falta dizer que para além do chicote, numa das mãos, tinha uma cadeira na outra e usava umas botas com purpurinas misturadas com esterco e umas calças sebentas e justas, num perfeito quadro de violência mostrando às uvas que afinal quem manda é ele.

Num misto domador/químico Luís Pato - admiram-se os brasileiros - até consegue fazer vinho de uvas numa região abençoada por Deus e bonita por natureza.

Aqui fica a pérola do "Estadão" com o sugestivo título "Bairrada no baile", que pode ser lido em aqui.

"A frase Luís Pato domou a uva Baga já foi lida por você, com certeza. Ela está presente em todos os artigos sobre a região da Bairrada. A explicação é evidente. Pato, um amável cavalheiro de amplos bigodes lusitanos, pegou a uva típica da região, de má fama por sua acidez intransponível e seu temperamento difícil, e deu-lhe ares de grande casta.

Os vinhos de Pato foram saudados como pioneiros pela crítica, pois mostraram que a Baga não precisava ser barrada no baile das grandes uvas. Na sua definição, a Baga é "uma Nebbiolo portuguesa", o que de fato aparece no aroma de alcatrão de alguns dos vinhos provados.

Mas a história continuou, ele saiu da denominação de origem e passou a vender seus vinhos como Beiras, região vizinha. Ou seja, a mais notável figura da Bairrada já não faz vinhos de lá... (parece que voltará em breve à origem). Vai entender.

Aqui interessa, mais que questões paroquiais de gestões das DOCs de Portugal, o que acontece com a uva. A Baga passou a ser querida - sozinha ou amansada por outras uvas - e foi deixada evoluir em carvalho de qualidade. Os produtores tomaram gosto pela variedade rejeitada.

É essa nova Baga pós-revolução de Pato que fomos provar. Um painel de nove vinhos em que havia de tudo, Baga pura e as excêntricas e bem-sucedidas maluquices de Carlos Campolargo, que ousa até a mistura, nada usual, com Pinot Noir. Os cinco mais destacados da degustação estão comentados ao lado.

Modernaharmonia

Outra conexão automática, além de Pato/Bairrada, é a de Bairrada/Leitão. Tudo bem, o leitão assado é típico da região e suas gorduras generosas são bela companhia para a acidez dos vinhos. Porém, os vinhos tintos feitos com Baga podem ser muito amigos de molhos mais ácidos. Igual à Sangiovese, a Baga vai muito bem com molho de tomate e pode bem acompanhar uma pasta dominical bem atomatada e singela".

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...