Carta aberta ao Manzarra e ao Kanguru
Meus lindos
Refere a lenda que todos os anos, como por encanto,
desaparecia, para sempre, uma pessoa da localidade que mais tarde veio a ser chamada de Mogofores. Nessa altura existia uma bruxa que dava pelo nome
de Moga. O povo começou a atribuir-lhe o anual desaparecimento de
pessoas, até que se passou de vez e já cheio de tanta ocorrência do género, abordou a feiticeira e gritou-lhe: "Moga fora! Moga fora! Moga fora!" o que depois veio a dar, com o tempo, Mogofores.
Se a Moga foi desterrada ou não, a lenda não diz, mas os habitantes
fizeram a promessa de ir em peregrinação anual à Senhora do Beco e o
desaparecimento deixou de se verificar.
Assim vos digo, para evitar que a localidade (que entretanto deixou de ser freguesia - terão sido coisas da bruxa?) passe a ter o nome de Manzarrafores ou para não cairmos na tentação de levar o Manzarra ao Beco, é melhor que deixem, com efeito imediato, de conotar esta linda terra Bairradina como "Cú do Mundo".
A malta de Mogofores está satisfeita com a sua centralidade e tem muitos mais G's que aqueles que prometem nesse cartaz infeliz que à custa da Internet remetem para o isolamento várias localidades fora do miolo do Porto e de Lisboa.
Srs. Manzara e Kanguru
Para que saibam, Mogofores é Grande, é Gira, é Grata, é Guerreira, Graciosa, Glamorosa, Gentil, ufa. Estão a ver tantos G's... e vocês ainda fazem um festim danado só pra dizer que Mogofores tem agora 4 G?
Porque estamos em Mogofores vou ali falar com o conde Cid para deixar no ar uns acordes da Lenda d'El Rei D. Sebastião e depois vocês fogem assim por entre o nevoeiro, pode ser?
Caso contrário, e como ainda hoje o povo de Mogofores se mantém fiel ao voto dos seus antepassados, estão sujeitos a levar o mesmo tratamento que levou a Moga.
Sem comentários:
Enviar um comentário