terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Ó Manzarra põe-te fino

Carta aberta ao Manzarra e ao Kanguru

Meus lindos

Refere a lenda que todos os anos, como por encanto, desaparecia, para sempre, uma pessoa da localidade que mais tarde veio a ser chamada de Mogofores. Nessa altura existia uma bruxa que dava pelo nome de Moga. O povo começou a atribuir-lhe o anual desaparecimento de pessoas, até que se passou de vez e já cheio de tanta ocorrência do género, abordou a feiticeira e gritou-lhe: "Moga fora! Moga fora! Moga fora!" o que depois veio a dar, com o tempo, Mogofores.

Se a Moga foi desterrada ou não, a lenda não diz, mas os habitantes fizeram a promessa de ir em peregrinação anual à Senhora do Beco e o desaparecimento deixou de se verificar. 

Assim vos digo, para evitar que a localidade (que entretanto deixou de ser freguesia - terão sido coisas da bruxa?) passe a ter o nome de Manzarrafores ou para não cairmos na tentação de levar o Manzarra ao Beco, é melhor que deixem, com efeito imediato, de conotar esta linda terra Bairradina como "Cú do Mundo". 

A malta de Mogofores está satisfeita com a sua centralidade e tem muitos mais G's que aqueles que prometem nesse cartaz infeliz que à custa da Internet remetem para o isolamento várias localidades fora do miolo do Porto e de Lisboa.

Srs. Manzara e Kanguru

Para que saibam, Mogofores é Grande, é Gira, é Grata, é Guerreira, Graciosa, Glamorosa, Gentil, ufa. Estão a ver tantos G's... e vocês ainda fazem um festim danado só pra dizer que Mogofores tem agora 4 G?

Porque estamos em Mogofores vou ali falar com o conde Cid para deixar no ar uns acordes da Lenda d'El Rei D. Sebastião e depois vocês fogem assim por entre o nevoeiro, pode ser?

Caso contrário, e como ainda hoje o povo de Mogofores se mantém fiel ao voto dos seus antepassados, estão sujeitos a levar o mesmo tratamento que levou a Moga.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...