segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Renato Seabra é sacristão na prisão

Renato Seabra, um dos famosos da Bairrada além fronteiras, está a exercer funções de sacristão e ajuda a missas na cadeia onde cumpre pena pelo homicídio de Carlos Castro. A notícia aparece no site da TVI 24, que pode ler aqui, e refere que Renato terá então encontrado esta verdadeira vocação religiosa, para além de trabalhar na fábrica de vestuário naquele estabelecimento prisional. 

Resumindo, o modelo de Cantanhede incorporou e encorporou o verdadeiro espírito de uma "beata gandareza", dividido entre os alinhavos  e o vinho de missa, sem que tenha autorização para abrir as garrafas. Ou será que foi escolhido para aquela função pela destreza demonstrada com aquele acessório de garrafeira?

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O Zé Castelo Branco bateu por trás em Oliveira do Bairro

Arredado do Bairradices por uns tempos, para ver se escapo às descargas de chumbo do Tribunal Constitucional, eis que hoje encontrei motivação extra para voltar a escrever. E tudo graças ao amigo José Castelo Branco, que juntamente com o Ministro Nuno Crato são as celebridades do momento no concelho de Oliveira do Bairro. Não estou a insinuar nada, só refiro a coincidência de ambos visitarem, frequentemente, aquele concelho.

Com tudo isto, suspeito que o Zé anda de volta de uma tese que envolve aquele ferro ou pau que é espetado no leitão, por trás, antes de ir ao forno, enquanto que o Ministro Nuno, confesso, não sei que tanto o atrai àquelas paragens.

Mas vamos ao que interessa, pois estou aqui a divagar enquanto o amigo Zé está em estado de choque depois de um acidente que teve, recentemente, em Oliveira do Bairro. Conta o site Sapo Fama aqui que o José White Castle teve um acidente naquela localidade, mas o mais curioso - e contranatura - é que desta vez ninguem lhe bateu, foi ele sim que bateu por trás em alguém.

Mas o mais curioso ainda naquele furo jornalístico foi o relato de que o Zé desmaiou com medo e bateu porque "ia sossegado a rezar o terço e não estava à espera".

Conta o Sapo Fama que o marido de Betty Grafstein regressou a casa de táxi mas fez uma paragem na Bairrada para descontrair e reconfortar o estômago com um delicioso leitão... "Noblesse oblige", pois então.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Mas quem será o próximo rosa da Mealhada

O Partido Socialista continua esfrangalhado na Mealhada. Com a falta de oposição a agudizar-se nos ultimos anos até à chegada de Gonçalo Louzada (que um dia destes mostra à Mealhada que pode ser igual ou melhor que o Rui Moreira), o PS foi criando oposição interna, quase de "faca e alguidar".

"Liquidam-se" militantes, pede-se a cabeça a uns e fazem-se caça às bruxas a outros. Cabral ou Marqueiro, Odete ou Mamede, todos socialistas, mas cada um com uma leitura própria da realidade do concelho. E contrastes não faltam desde a obsessão pelo rigor do antigo presidente da Câmara à submissão do atual às questões das misericórdias, carnavais e outras coisas que tais. E o curioso é que ambos se cruzam na ala mais esquerda do partido, ou seja, Cabral vem da antiga APU e Marqueiro diz de boca cheia que é adepto de um socialismo, digo eu, situado entre o Zé Mota e, mais à direita, o Carlos Silva da UGT.

Tirando os preliminares que já vão longos, o propósito deste post tem a ver com as eleições internas desta sexta-feira que vêm marcar a amizade, companheirismo e lealdade no seio da família socialista, mais uma vez religiosamente dividida por um acto eleitoral, outra vez dentro de casa.

E como tem sido a postura do PS mealhadense, lá vêm os malfadados contrastes outra vez e estas eleições não fogem à regra,  pois de um lado temos uma candidata "espalha brasas" e com a mania que parte a louça toda e do outro lado um tranquilo (demais) candidato, que até falar baixo sabe. Vai ser a luta dos engenheiros mas desta vez sem outro tipo de engenharias mesmo, pois parece que o grande "obreiro" do Luso que criou o actual presidente da Câmara parece ter pedido aposentadoria compulsiva e antecipada para as questões internas do partido.       

É só novidades dentro do partido socialista (que ainda é o mais votado no concelho da Mealhada) e que se vai dando ao luxo destas quezílias nas barbas de uma oposiçao estranha, não a recente oposição que com o rótulo de independente começou a fazer mossa, mas sim a antiga oposição que agora não o é, pois se olharmos para a comissão de honra da candidatura do agora presidente da Câmara ficamos sem perceber o que une alguns ilustres (?) mealhadenses a Rui Marqueiro... ou será que até sabemos? 

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Fazer justiça ao nascimento do "iMealhada"

Enquanto não termina o corrente ano, o Bairradices não pode deixar de dar nota do nascimento (inicialmente tímido mas agora com a força toda) de mais um "colega" da blogosfera, que desde já saúdo, com desejos que venha espicaçar os escribas deste mundo digital.

Estou a falar do iMealhada, dinamizado pelo curioso e astuto Ernesto Honesto que se propõe a dinamizar este seu espaço "irreverente, por vezes incómodo e sempre muito inconstitucional".

Benvindo Ernesto e salvé o iMealhada. Vou estar atento.

Cordialmente

João de Bárrios     

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Nuno Crato voltou a Oliveira do Bairro e encontrou solução para desemprego

O ministro da Educação, Nuno Crato, voltou hoje a Oliveira do Bairro, pouco depois de ter lá estado, mas desta vez não veio inaugurar equipamentos já inaugurados nem apadrinhar jardins-de-infância com garrafas de vinho em fundo de cenário.

Nuno Crato foi a Oliveira do Bairro e com enorme ciência (que com a edução faz parte das suas competências governamentais) disse que "o ensino profissional é fundamental para combater o desemprego" (???), no mesmo dia em que disse que "os professores que aceitarem as propostas de rescisão por mútuo acordo não vão ter direito ao subsídio de desemprego, porque não há despedimento".

Ainda pensei um pouco no assunto, mas não é que depois dei razão ao sr. ministro. Por um lado toca a despejar professores da escola pública e por outro há que apoiar - pois bater nas costas do comendador Soares de Almeida Roque para erguer a escola através da sua fundação (que para esta não sei o que lhe vai acontecer com a lei quadro para as fundações) - o ensino profissional, pois quem sabe se não vai absorver professores dispensados. E Voilá, a tal conclusão de que o ensino profissional é fundamental para combater o desemprego. 

Será que o senhor governante estava a pensar nisto? Eu pensei.
 

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Anadia: Ciclista a urinar leva chumbo de caçador distraído

O Alto da Marreca, em São Lourenço do Bairro, Anadia, tornou-se um local perigoso, especialmente para ciciclistas com vontade de urinar. Que o digam os dois ases do pedal da Poutena que no passado domingo "comeram" chumbo enquanto aliviavam a bexiga.

A história é contada pelo Correio da Manhã, aqui, e refere que os ciclistas  passaram a manhã de ontem em treinos de BTT e, ao chegarem ao Alto da Marreca, na freguesia de São Lourenço do Bairro, fizeram uma pausa. «Um deles, Paulo Rocha, de 38 anos, estava a urinar junto a uma árvore quando foi atingido nas pernas e na barriga por oito chumbos de três tiros de caçadeira. Os disparos foram feitos por um caçador de Famalicão, que tentava apanhar um coelho e não viu a vítima», refere o jornal.

Se um deles foi assistido no hospital o outro apanhou apenas um valente susto e nem precisou de uma árvore para se aliviar.

O Correio da Manhã cita José Dias, de 78 anos, que estava na missa quando ouviu as sirenes do INEM e saiu da igreja para saber quem pedia socorro. "Disseram-me que quem disparou é familiar de José Barbeiro, um caçador que habitualmente visita aquela zona em época de caça", disse.
O atirador tinha licença (não para ciclistas) mas mesmo assim a arma foi-lhe apreendida pelos militares da GNR. Do coelho não temos qualquer informação.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Boa casta de alunos para boas e novas escolas

Em Oliveira do Bairro é tudo a dobrar - já aqui o dissemos - e francamente parece que encontrámos a origem. Mas já lá vamos.

Numa visita ao concelho no final do Verão, numa daquelas passagens habituais por lá para inaugurar escolas pela segunda vez ou para inaugurar estabelecimentos de ensino inacabados, o senhor Primeiro-Ministro, acompanhado pelo Ministro da Educação, esteve em Bustos e em Troviscal em escolas onde parece que o leite escolar tem uns pacotes assim para o vidrado (veja-se a foto, gentilmente gamada do site da Câmara).

Perante isto ficamos a pensar se o pré-escolar está a criar novos hábitos às crianças de Oliveira do Bairro ou, quem sabe, será a nova aposta do ministro Crato na vitivinicultura para desenvolvimento da agricultura do país (será que aquela bebida americana vai ser proibida de novo) ou então para colmatar a tal história da falta do inglês e das AEC's.

Se estes hábitos de ter vinho nas saulas de aula não mudam depressa qualquer dia temos estes homems e mulheres do amanhã, inebriados pela escola, prontos para a dar tudo por um concelho onde tudo é a dobrar... e vai daí continuarão a inaugurar escolas por duas vezes, sedes de junta com festa a dobrar... tudo a dobrar, hic, hic.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...