sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Nuno Crato voltou a Oliveira do Bairro e encontrou solução para desemprego

O ministro da Educação, Nuno Crato, voltou hoje a Oliveira do Bairro, pouco depois de ter lá estado, mas desta vez não veio inaugurar equipamentos já inaugurados nem apadrinhar jardins-de-infância com garrafas de vinho em fundo de cenário.

Nuno Crato foi a Oliveira do Bairro e com enorme ciência (que com a edução faz parte das suas competências governamentais) disse que "o ensino profissional é fundamental para combater o desemprego" (???), no mesmo dia em que disse que "os professores que aceitarem as propostas de rescisão por mútuo acordo não vão ter direito ao subsídio de desemprego, porque não há despedimento".

Ainda pensei um pouco no assunto, mas não é que depois dei razão ao sr. ministro. Por um lado toca a despejar professores da escola pública e por outro há que apoiar - pois bater nas costas do comendador Soares de Almeida Roque para erguer a escola através da sua fundação (que para esta não sei o que lhe vai acontecer com a lei quadro para as fundações) - o ensino profissional, pois quem sabe se não vai absorver professores dispensados. E Voilá, a tal conclusão de que o ensino profissional é fundamental para combater o desemprego. 

Será que o senhor governante estava a pensar nisto? Eu pensei.
 

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Anadia: Ciclista a urinar leva chumbo de caçador distraído

O Alto da Marreca, em São Lourenço do Bairro, Anadia, tornou-se um local perigoso, especialmente para ciciclistas com vontade de urinar. Que o digam os dois ases do pedal da Poutena que no passado domingo "comeram" chumbo enquanto aliviavam a bexiga.

A história é contada pelo Correio da Manhã, aqui, e refere que os ciclistas  passaram a manhã de ontem em treinos de BTT e, ao chegarem ao Alto da Marreca, na freguesia de São Lourenço do Bairro, fizeram uma pausa. «Um deles, Paulo Rocha, de 38 anos, estava a urinar junto a uma árvore quando foi atingido nas pernas e na barriga por oito chumbos de três tiros de caçadeira. Os disparos foram feitos por um caçador de Famalicão, que tentava apanhar um coelho e não viu a vítima», refere o jornal.

Se um deles foi assistido no hospital o outro apanhou apenas um valente susto e nem precisou de uma árvore para se aliviar.

O Correio da Manhã cita José Dias, de 78 anos, que estava na missa quando ouviu as sirenes do INEM e saiu da igreja para saber quem pedia socorro. "Disseram-me que quem disparou é familiar de José Barbeiro, um caçador que habitualmente visita aquela zona em época de caça", disse.
O atirador tinha licença (não para ciclistas) mas mesmo assim a arma foi-lhe apreendida pelos militares da GNR. Do coelho não temos qualquer informação.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Boa casta de alunos para boas e novas escolas

Em Oliveira do Bairro é tudo a dobrar - já aqui o dissemos - e francamente parece que encontrámos a origem. Mas já lá vamos.

Numa visita ao concelho no final do Verão, numa daquelas passagens habituais por lá para inaugurar escolas pela segunda vez ou para inaugurar estabelecimentos de ensino inacabados, o senhor Primeiro-Ministro, acompanhado pelo Ministro da Educação, esteve em Bustos e em Troviscal em escolas onde parece que o leite escolar tem uns pacotes assim para o vidrado (veja-se a foto, gentilmente gamada do site da Câmara).

Perante isto ficamos a pensar se o pré-escolar está a criar novos hábitos às crianças de Oliveira do Bairro ou, quem sabe, será a nova aposta do ministro Crato na vitivinicultura para desenvolvimento da agricultura do país (será que aquela bebida americana vai ser proibida de novo) ou então para colmatar a tal história da falta do inglês e das AEC's.

Se estes hábitos de ter vinho nas saulas de aula não mudam depressa qualquer dia temos estes homems e mulheres do amanhã, inebriados pela escola, prontos para a dar tudo por um concelho onde tudo é a dobrar... e vai daí continuarão a inaugurar escolas por duas vezes, sedes de junta com festa a dobrar... tudo a dobrar, hic, hic.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Rescaldos de um verão atribulado

A malta da mordomia da Festa do Emigrante de Azenha aproveitou os festejos deste ano para se insurgir contra o famoso acordo ortográfico. Na falta de palavras sujeitas a este acordo, no respectivo programa festivo, o comunicador de seviço decidiu colocar c's onde era impossivel colocá-los.

É assim mesmo malta. Para mim essa reivindicação foi muito bem espectada. :)

Já agora, acho que esta Azenha é a de Vilarinho do Bairro (Anadia).
  

terça-feira, 30 de julho de 2013

Bairrada celebrou Dia Internacional da Amizade

O dia 30 de Julho não passou despercebido na Bairrada e foram muitos os momentos que assinalaram este Dia Internacional da Amizade. Na foto podemos ver um desses momentos, que embora não sendo muito expressivo, acaba por ilustrar as recomendaçoes do secretário-geral da ONU para este dia.

A propósito deste cumprimento em Anadia entre os social-democratas José Manul Ribeiro e Litério Marques, Ban Ki-moon diz que "é uma oportunidade importante para enfrentar mal-entendidos e desconfianças que estão na base de muitas das tensões e dos conflitos" que ocorrem no mundo. Para aquele responsável o Dia Internacional da Amizade serve de lembrete sobre a importância da solidariedade humana na promoção da paz duradoura e do desenvolvimento sustentável, por isso pede a todos (inclusivé a este dois da foto) "laços calorosos que fortaleçam a humanidade e promovam o bem-estar da família humana".

quinta-feira, 18 de julho de 2013

O Bairradices encontrou o touro Marreta

O mais mediático touro de sempre - Marreta - procurado pelas autoridades no concelho de Oliveira do Bairro desde o passado domingo (e reincidente por ter feito o mesmo lá para os lados de Viana do Castelo) foi descoberto no concelho de Vagos ao início da tarde desta quinta-feira por um elemento do Bairradices.

Marreta, o desertor, que pediu sigilo quanto ao seu paradeiro, está numa unidade hoteleira daquele concelho. Podemos assegurar que o animal está bem de saúde e está igualmente bem acompanhado, fazendo-nos perceber que esta fuga terá sido planeada juntamente com uma das vacas do elenco da tourada do próximo domingo em Oliveira do Bairro.

Parco em declarações, Marreta lá deixou escapar um pequeno muuuuuu para dizer-nos que fugir com uma vaca foi a derradeira forma encontrada para recuperar o corno que entretanto lhe roubaram, isto depois do movimento criado no Facebook para o safar da pena de morte não ter criado um novo movimento, do tipo "Vamos devolver o corno ao Marreta".

"Como não tinha outra alternativa e para não morrer corneta restou-me esta solução de recuperar o corno com uma vaca do meu lado", disse o aventureiro, raçudo e mediático touro.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Andam a tramar a Mealhada

Já não bastava o António Duque, da Confraria do Leitão da Bairrada, andar para aí a dizer que o leitão que se serve na Mealhada não presta e vem dos países do Leste Europeu (xenofobia de pocilga)... a perseguição à Mealhada prossegue pois agora até há placards (ou pomposamente outdors) a indicar, de forma radical, aos visitantes da Mealhada para não beberem.

Afinal que podemos fazer nós na Mealhada? Visitar as Camélias? Ir lavar o rabiosque com água de malvas às Termas do Maló?

Vamos lá deixar de tretas... o leitão da Mealhada é bom (porque é da Bairrada) e deixem-nos beber em paz e moderação o vinho, a água e o espumante da Mealhada . Chega de radicalismos. 

PS - A foto em causa foi enviada por um leitor e foi tirada na entrada poente da cidade. Não foi manipulada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...